Imprensa Sindical por Val Gomes

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A Sociedade em Rede, por Regina Ramalho

Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Stud

O que muitos usuários de redes querem dizer, mas poucos têm coragem de falar: meu whatsapp não é lata de lixo! Em plena era da informação, a “Sociedade em Rede”, ligada 24h, pode ser uma coisa maravilhosa, mas tem muita gente ‘perdendo a noção’ e fazendo um uso no mínimo “errado” da tecnologia e da globalização do conhecimento.

Convido a você a estudarmos juntos o fenômeno do whatsapp. A valiosa ferramenta vem contribuindo para diminuir os custos com ligações, aproximar pessoas, organizar discussões, fazer negócios, compartilhar conhecimento, oferecer produtos e serviços…

Um erro muito comum é alguém nos inserir em grupo, sem que nos tenha perguntado se existe ou não um interesse em participar, sem que antes tenhamos sido comunicados previamente sobre a intensão do criado em contar com a nossa participação.

Outras pessoas acreditam que devem enviar: Bom Dia! Cheios de corações e flores todos os dias, sem que o receptor da mensagem fique extremamente irritado. Outras ainda confundem a ferramenta (com o que já é usual no Facebook) e saem transmitindo para a toda a sua lista de contatos. Informações (diárias) sobre onde estão, o que estão fazendo e tudo ainda vem acompanhado de uma enxurrada de fotos, vídeos e outras informações sem o menor sentido para os receptores.

Para exemplificar os transtornos causados. Vamos pegar como exemplo: um whatsapp de um produtor de jornalismo ou jornalista (mas podia ser de qualquer outro profissional). Os profissionais citados em razão da atividade chegam a receber mais de duas mil mensagens por dia. As comunicações indevidas causam gasto de dados, sobrecarga nas memórias e principalmente cansam os seus usuários. Se você deseja que suas mensagens efetivamente sejam: vistas, lidas e aproveitadas. O melhor caminho é usar o whatsapp de forma mais planejada. Avalie quem da sua lista de contatos pode efetivamente ter interesse em seu conteúdo e só depois use as listas de transmissão.

O mesmo vale para os grupos. Antes de inserir um amigo ou contato. Avise: qual finalidade do grupo, quais serão as regras de participação… E principalmente “não se melindre” se o mesmo preferir não participar ou ainda se retirar caso os propósitos e regras não tenham sido atendidos. Com um pouco de ‘bom senso’ e dicas simples, sua comunicação, será: melhor aproveitada e a sua existência na “Sociedade em Rede” será sempre muito bem vinda. Lembrando que para se ter sucesso em: “Rede Social”, (mesmo sendo online), a comunicação requer: pessoalidade, qualidade, veracidade e cordialidade.

Até a próxima coluna!

Regina Ramalho

Colunista: Regina Ramalho, professora, jurista, jornalista, apresentadora, radialista, cerimonialista e gestora especializada em comunicação estratégica e construção de imagens. CEO e proprietária do Pró Trabalhador Agência de Notícias. A única empresa no país especializada em comunicação inclusiva.

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