Associação de fotógrafos e cinegrafistas pretende ampliar número de sócios e conquistas

ARFORC
A nova diretoria da ARFOC-SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo) tomou posse no dia 12 de maio de 2016, em solenidade realizada no auditório Wladimir Herzog, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, em São Paulo. O presidente eleito, Marcos Alves, repórter-fotográfico do jornal O Globo, irá liderar uma diretoria, formada por 17 profissionais jornalistas de imagem, para no biênio 2016/2018 tentar ampliar o número de profissionais associados em todo o Estado. Hoje a entidade possui 1.540 sócios.

“Queremos que a ARFOC tenha mais representatividade, em defesa dos direitos trabalhistas e autorais dos trabalhadores, tanto registrados quanto freelancers, e acredito que conquistaremos isto com ações e diálogo”, diz Marcos Alves. Ele pretende utilizar as redes sociais e a Internet como principais veículos de comunicação com os profissionais jornalistas de imagem, além de reuniões nas várias regiões do Estado para promover uma maior “integração” deste segmento e intercâmbio de experiências.

A ARFOC realiza concursos e exposições anuais, oferece convênios para facilitar aquisição de equipamentos e disponibiliza carteiras de sócios necessárias para credenciamentos em eventos esportivos, políticos e culturais etc. Para ser sócio, o profissional precisa ser registrado (MTb) e pagar uma anuidade de R$ 160. Membro da nova diretoria, Werther Santana, fotógrafo do jornal O Estado de S. Paulo, conquistou o Prêmio ARFOC-SP/CANON de Fotojornalismo 2015, na categoria Foto do Ano, com a imagem “Sonho em Chamas”, feita em julho do ano passado, que registra uma mulher desesperada ao ver sua moradia (um barraco) pegando fogo.

we640

Nova equipe

A diretoria é formada por Marcos Alves (presidente), Luis Carlos Murauskas (vice-presidente), Erivam Oliveira (secretário-geral), Hélvio Romero (tesoureiro), Leo Martins (diretor de Marketing), Flávio Torres (diretor de Comunicação), Levi Bianco, Ricardo Trida e Werther Santana (diretoria de Credenciamento), Mônica Bento, Nelson Coelho e Jaélcio Santana (Conselho Fiscal) e, como suplentes, Miguel Schincariol, Danilo Verpa, Gustavo Scatena, Alex Silva e Mastrangelo Reino.

www.arfoc-sp.org.br