Charges de Gilmar sobre o Brasil de 2019 serão lançadas em livro produzido por financiamento coletivo

Até o dia 13 de janeiro de 2020, às 23h59m59s, o cartunista das cavernas Gilmar Machado precisa atingir a meta de R$ 18.500,00 para produzir e distribuir aos apoiadores no mês seguinte o seu novo livro: “Brasil 2019 em charges”.

A ideia de Gilmar Machado é registrar de maneira crítica, indignada e através do humor alguns dos principais acontecimentos políticos de 2019. “Um ano completamente tenebroso na história política do Brasil”, diz.

O projeto de financiamento coletivo é pelo Catarse e quem participar, dependendo do valor do apoio, receberá como recompensa o livro de aproximadamente 100 páginas, coloridas, em versão pdf ou impresso em diversas combinações:

– Com autógrafo, marcador de página, adesivo, camisetas, prints de charges emolduradas ou acompanhado de outros livros de sua autoria, o “Mistifório”, “O Cramulhão e o Desencarnado”, em parceria com o roteirista Lillo Parra, “Guilber” (tirinhas publicadas em jornais), “Entre Quatro Contos” e “Efeito Ferrugem”, em parceria com Fernandes.

Há também cotas para entidades de classe interessadas em adquirir uma quantidade maior de exemplares com aplicação da logomarca da entidade apoiadora no expediente.

O autor

Gilmar Machado, o Cartunista das Cavernas, trabalha na área há mais de 30 anos publicando em jornais, revistas e livros no Brasil e em Portugal.

Publicou 10 livros de tiras e quadrinhos, 5 deles adotados pelo governo para distribuição em bibliotecas públicas.

Já recebeu os prêmios HQMix de Melhor Cartunista Brasileiro e o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

“Como hoje as editoras e jornais impressos respiram por aparelhos, tenho atuado e mantido vivo o meu trabalho através das mídias e redes sociais. Sobre este projeto, gostaria de dizer que as charges desenvolvidas durante 2019 são essencialmente a expressão emocional a partir de toda a indignação que vivo diariamente acompanhando os fatos políticos do Brasil”, diz Gilmar.

Se você tem afinidade com as ideias do cartunista, também está indignado(a) com a situação política nacional e tem algum apreço pela arte e cultura, acesse
para apoiar o projeto. “Livro, sim!”.

Val Gomes