Imprensa Sindical por Val Gomes

x

Fale comigo

Preencha os campos abaixo e deixe sua mensagem

Como fazer um jornal sindical

 

Defina a pauta da edição com a diretoria do Sindicato.
Os assuntos podem ser assembleias, greves, negociações, conquistas, mobilizações, serviços oferecidos à categoria, campanhas de sindicalização, dicas de cultura, história e posições da entidade sobre os mais diversos temas da atualidade, entre outros.
Redija os textos e encaminhe para a diagramação com as indicações de páginas, títulos, fotos, legendas, ilustrações e charges.
Encaminhe o jornal diagramado para a diretoria do Sindicato sugerir alterações. Faça as mudanças sugeridas e as revisões gramaticais e estéticas necessárias, volte a mostrar para a diretoria e, finalmente aprovada, feche a edição e encaminhe-a para a gráfica.
Os passos seguintes são fundamentais: o jornal chegar até a classe trabalhadora, os dirigentes nas empresas ou portas de fábrica debaterem os conteúdos da edição e a mobilização se intensificar pelos direitos e por melhores condições de trabalho.
A entidade sindical precisa ter então uma estrutura mínima de comunicação disponível: jornalista de texto, diagramador/design gráfico, fotógrafo e cartunista.

Por Val Gomes
sind.imprensa@uol.com.br
www.imprensasindical.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *