Imprensa Sindical por Val Gomes

x

Fale comigo

Preencha os campos abaixo e deixe sua mensagem

Diap é essencial para o sindicalismo atuar com mais influência no Congresso Nacional

Marcos Verlaine

O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) é o órgão que assessora o movimento sindical, principalmente no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), nas matérias de interesse consensual dos trabalhadores.

Foi fundado em dezembro de 1983, por meio de articulação do advogado trabalhista Ulisses Riedel de Resende, e envolveu centenas de entidades sindicais – sindicatos, federações e confederações de trabalhadores.

Atualmente é presidido pela professora e servidora pública municipal Maria das Graças Costa, dirigente nacional da CUT, eleita em assembleia geral de outubro de 2021.

O principal meio de comunicação do departamento, atualmente, é o portal da entidade: www.diap.org.br. Acesse!

O jornalista Marcos Verlaine, analista político e assessor parlamentar (licenciado) do Diap, dá mais detalhes sobre o órgão e ressalta a importância da Imprensa Sindical na defesa dos interesses dos trabalhadores.

Por que é importante a entidade sindical de trabalhadores ser filiada ao Diap?

Verlaine – Porque é importantíssimo que as entidades sindicais acompanhem, profissionalmente, as proposições de interesse dos trabalhadores em discussão no Poder Legislativo. Todos os segmentos sociais acompanham seus interesses no Congresso, o sindicalismo também deve fazê-lo.

Qual o papel do Diap neste novo governo e novo Congresso?

Verlaine – Contribuir para que a entidades possam interferir, de forma qualificada e profissional, no processo legislativo, a fim de transformar suas demandas em políticas públicas para melhorar a vida dos trabalhadores brasileiros.

Qual a importância de a entidade sindical de trabalhadores ter uma imprensa própria?

Verlaine – Importância capital. A comunicação tem centralidade. É por meio da comunicação que se veicula/divulga as ações das entidades sindicais. Quanto mais eficaz a comunicação sindical, mais organizada e mobilizada é a categoria.

Para se filiar ao Diap acesse este link: https://www.diap.org.br/index.php/o-diap/filie-se

Por Val Gomes
Blog www.imprensasindical.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *