Para sobreviver o movimento sindical precisa de base, base e base

Esdras Gomes – Jornalista Sindical

Nos últimos anos, existe uma ofensiva geral ao movimento sindical. Não é um ataque a uma central, opinião ou lideranças. Mas uma ofensiva ao movimento sindical como um todo, pois existe uma necessidade dos capitalistas de destruir as atuais formas de emprego e de direitos. Esse ataque é devido à necessidade do aumento da margem de lucros e, na cabeça dos empregadores, salário mínimo é privilégio.
O pensamento empresarial brasileiro atual não pensa no futuro, mas só no ganho imediato e não prioriza o trabalho decente. Para enfrentar este ataque generalizado ao trabalho, o movimento sindical precisa organizar os trabalhadores e criar uma opinião de sociedade junto à opinião pública. Neste sentido, sindicalizar e visitar a base é fundamental no atual cenário político.
Para esta luta são necessárias três coisas: disciplina, organização e comunicação.
Disciplina: porque é necessário ter uma convicção firme e método na visita e como se aproximar dos trabalhadores. Não será uma visita única que resolverá os problemas, mas um trabalho sistemático e como muita humildade. Não é uma coisa de um dia, mas um trabalho de persistência, unidade e dedicação.
Organização: é necessário catalogar os contatos, estabelecer calendário de visitas e organizar a fala ao se comunicar com os trabalhadores. Lidar com muita gente é preciso organização, para saber lidar com as diversas opiniões e saber conduzir tudo da melhor forma.
Comunicação: para visitar e compartilhar opiniões é necessário de comunicação, no sentido de oratório, de discurso, de fazer um jornal, panfleto, figuras para as redes sociais. É necessário ter profissionais que adequem a técnica à necessidade de construir uma audiência que mantenha as atividades sindicais e participe das lutas.

Esdras Gomes
Jornalista Sindical